Tudo sobre certificado digital

Aqui você irá encontrar tudo o que você precisa saber para escolher melhor certificação digital ideal pra você. Certificado A1, Certificado A3, NFe entre outros.

O que você vai encontrar nessa seção:

O que é o certificado digital?

É um documento eletrônico que atesta, identifica e representa pessoas físicas e jurídicas em atos praticados no meio digital. É possivel encontrar o certificado digital em alguns formatos dentro da cadeia da ICP-Brasil, . Contudo, é preciso se atentar a estes formatos para que o certificado digital funcione em seu emissor de notas, por exemplo.

Certificado A1

O certificado digital A1, conhecido também por e-CPF A1 ou e-CNPJ A1, é o certificado mais usado atualmente. Isso porque é um dos mais requisitados pelos sistemas de notas fiscais no caso dos certificados para pessoa jurídica, devido ser gerado em formato de arquivo isso aumenta sua compatibilidade com diversos sistemas de NF.

O certificado PF A1 ou e-CPF A1, que deve ser emitido para pessoa física, é muito utilizado para declaração de imposto de renda(IRPF) principalmente. Portanto, se você deseja realizar o processo de declaração de imposto de renda com certificado digital essa será a melhor escolha.

O certificado PJ A1 ou e-CNPJ A1, que deve ser emitido para pessoa jurídica além de ser muito utilizado para assinatura de notas fiscais(NFe), também pode ser usado como ferramenta para declaração de imposto de renda de pessoa júridica(IRPJ). Portante se você já tem ou está em busca do certificado digital que pode realizar este processo, com o e-CNPJ você conseguirá, tanto A1 quanto A3. Você verá logo mais nesta página os outros vários usos deste certificado digital.

Outra característica importante do certificado digital A1, é sua validade limitada a 12 meses. Atente-se ao adquirir o e-CPF A1 ou e-CNPJ A1, se ele atende aos requisitos do sistema no qual deseja utilizar, pois talvez o certificado digital A3 seja a melhor escolha.

Certificado A3

O certificado digital A3, conhecido também por e-CPF A3 ou e-CNPJ A3, é o certificado com maior prazo de validade, podendo alternar em 12, 24 e 36 meses. Essa é uma característica forte do certificado A3. Comumente usado por pessoas físicas, ele é ótima opção para quem deseja ficar despreocupado com renovação anual do certificado. Imagine não precisar se preocupar com que dia seu certificado irá vencer por 3 anos, no periodo em que for realizar sua IRPF(declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física).

O certificado PF A3 ou e-CPF A3, que deve ser emitido para pessoa física, é muito utilizado para declaração de imposto de renda(IRPF) principalmente. Portanto, se você deseja realizar o processo de declaração de imposto de renda com certificado digital essa será a melhor escolha. O grande diferencial do Certificado A3 para Pessoa Física é sua validade extendida, assim garantindo tranquilidade durante um bom tempo.

O certificado PJ A3 ou e-CNPJ A3, que deve ser emitido para pessoa jurídica além de ser muito utilizado para assinatura de notas fiscais(NFe), também pode ser usado como ferramenta para declaração de imposto de renda de pessoa júridica(IRPJ). Portante se você já tem ou está em busca do certificado digital que pode realizar este processo, com o e-CNPJ você conseguirá, tanto A1 quanto A3. Você verá logo mais nesta página os outros vários usos deste certificado digital.

Outra característica imporante do certificado digital A3, é sua emissão.Portanto, antes de adquirir o certificado A3 ideal, tenha certeza de que solicitou o certificado com a midia correta. O certificado A3 pode ser encontrado em 2 dispositivos criptográficos, kit A3 com Token ou kit A3 com cartão(é necessário uso de leitora. Também disponivel aqui na loja, consulte no chat).Atente-se ao adquirir o e-CPF A3 ou e-CNPJ A3, se ele atende aos requisitos do sistema que pretende usa-lo, devido a mídia influenciar no funcionamento em determinados sistemas.

Como usar o certificado digital

Muitos se confundem no uso do certificado digital, principalmente pelos varios modelos e mídias que o certificado usa. Basicamente o uso do certificado digital seja A1 ou A3 depende do sistema que será utilizado. Pois, cada sistema tem sua forma implementada. Mas a Soluti faz sua parte com o melhor suporte técnico para certificado digital do Brasil. Se você não tem certeza se a configuração do certificado está correta em sua máquina, basta entrar em contato no telefone 0800 941 6602. Vamos garantir que você consiga ter a melhor experiência para uso do seu certificado digital!

Onde posso usar o certificado digital?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a certificação digital, vamos listar abaixo onde você pode usar cada modelo de certfiicado. Lembrando que o certificado ideal também depende do sistema para ser utilizado, ou seja, garanta que já tenha verificado os requisitos de funcionamento junto ao seu sistema.

 

Certificado Digital PJ A1 e A3

Receita Federal

    CAGED, DIRF, PERDCOMP, DACON, DBF,DCIDE, DCP, DEREX, DCTF, DCRED, DIF, DIMOB, DIMOF,DIPI-TIP, DNF, DSPJ, DTTA, e-CAC, Homolognet, RAIS, SICONFI, SIL, Leilões eletrônicos;

SEFAZ

    NF-e, NFA-e, NFC-e, NFS-e, CT-e, DF-e;

Governo, Saúde, MEC, Segurança Privada, Detran, Setor Público e Zona Franca de Manaus

    SISCONSIG, DMED, TISS, PROUNI, GESP, e-CNHsp, ITR, DERC, SUFRAMA;

SPED

    Sped Contábil, ECD, EFD, SPED FISCAL, ECF, eSocial;

Caixa Econômica Federal

    FGTS, e-APS;

Outros

    Assinar e-mails, Parcelamento eletrônico on-line de débitos, Retificação do DARF, Fornecer Procuração Eletrônica ao contador ou a terceiros, possuidores de Certificado Digital (e-PF e/ou e-PJ) para executar muitos dos serviços acima mencionados, Assinar Contratos Digitais da Pessoa Jurídica, Cadastro Nacional de Entidades Sindicais – CNES.
    Além disso o certificado digital para NF mais utilizado é o modelo A1. Funciona em todos os sistemas de emissão de NF-e / CT-e / DF-e / NFC-e / NFA-e;
Observações:
  • Nem todos os programas particulares emissores de NF-e, NFC-e, NFS-e, CT-e, DF-e são compatíveis com o Certificado Digital modelo A3.
  • Verifique previamente com o programador do sistema que você utiliza para identificar a melhor opção de certificado para emissor de NF.
  •  

    Certificado Digital PF A1 ou A3

    Receita Federal

      CAGED, DIRF, PERDCOMP, DACON, DEREX,DIMOB, DIMOF, DSPJ, e-CAC, IRPF, Homolog-net, RAIS, SICONFI, SIL, DOI, DCTF;

    SEFAZ, Governo, Saúde, MEC, Justiça e Detran

      NFA-e, Empresa Simples, SISCONSIG, SISREl, TISS, PROUNI, e-CNHsp, e-DOC, e-PET, e-STJ, STJ;

    SPED

      ECF, SPED FISCAL, eSocial;

    Caixa Econômica Federal

      FGTS, Conectividade Social ICP;

    Outros

      Perícia Judicial, Siscomex (Comércio exterior), Assinar e-mails, Assinar Contratos, Fornecer Procuração Eletrônica ao contador ou a terceiros, possuidores de Certificado Digital (e-PF e/ou e-PJ) para executar muitos dos serviços acima mencionados, Acesso ao sistema do IBAMA (DOF), Acessar o sistema de Georreferenciamento (INCRA), SICONFI;
    Observações:
  • Verifique previamente com o programador do sistema que você utiliza para identificar a melhor opção de certificado.
  • Escolhendo o melhor Certificado Digital